Pedalando com os Colibris

Creci-GO cria movimento em prol da mobilidade urbana e da prática de esportes

Visando promover a discussão sobre a mobilidade urbana, a sustentabilidade e ao mesmo tempo incentivar a prática de esportes pelos profissionais do mercado imobiliário, o Creci de Goiás criou um movimento pelo ciclismo. Iniciado com palestras educativas, implantação de bicicletário no prédio do Conselho e realização do passeio ciclístico que reuniu mais de 600 ciclistas e 17 grupos de pedal de Goiânia, o Pedalando com os Colibris é um movimento de conscientização do uso da bicicleta como meio de transporte e como prática de esporte. Conheça alguns grupos de pedal de Goiânia:

 

Pedal Tamandaré

Líderes: Luiz Ebbesen / Darci Silva / Vinicius Henrique / Rômulo

Como começou: em 2012, Luiz eTomaz (ex integrante do grupo) que já pedalavam juntos, tiveram a ideia de formar um grupo com ciclistas da região central, uma vez que só haviam grupos nas regiões mais afastadas. Como o primeiro pedal realizado teve saída da Praça Tamandaré, o grupo foi batizado de Pedal Tamandaré.

Número de pessoas: em média 70 pessoas

Nível: iniciante

Modalidade: pedal urbano

Filosofia: congregar amigos que moram na região central e demais regiões

Agenda: todas as quartas-feiras com concentração as 19h30 na Praça Tamandaré e todos os sábados com concentração as 15h30, na Praça do Avião.

Como fazer parte do grupo: basta comparecer nos locais e horários do pedal e se apresentar aos líderes.

Redes Sociais: Facebook (Pedal Tamandaré)

 

Brutos D+

Líderes: Alex Breno Medeiros / Jaci Figueiredo / Thiago Pereira de Souza

Como começou: iniciou com uma brincadeira entre oito amigos, participantes de outros grupos, e foram tomando afinidade. Começaram a marcar os pedais e a brincadeira ficou séria.

Número de participantes: mais de 150

Nível: intermediário

Modalidade: moutain bike

Filosofia do grupo: pedalar, fazer amigos e cada dia se superar

Agenda: pedal todas as segundas e quartas-feiras, com saída às 20h, no Parque Areião. Como participar do grupo: é aberto a participação de quem já pratica o esporte. Basta comparecer no dia e local do pedal para fazer parte.

Redes Sociais: Facebook (Brutos Dmais)

 

Pedal Goiano

 Líderes: Diogo Brandão/ Ademar Raposo/ Weker Naves Rocha/ Eduardo Costa

Como começou: o grupo surgiu em 2010 através de dois simpatizantes da causa da mobilidade urbana, Eduardo Costa, hoje assessor de imprensa do grupo, e Fernando Accioli, que já se desligou do grupo. As mobilizações começaram pelas redes sociais, principalmente pelo Twiter, e depois de seis meses começaram os passeios pelas ruas. Número de participantes: 350 ciclistas

Nível: pedal iniciante

Modalidade: passeio urbano

Filosofia: bicicleta como meio de transporte e lazer

Agenda: pedal todas as segundas e quartas-feiras e domingos do mês, com saída do Parque Areião às 8h. Não tem roteiro fixo.

Como fazer parte do grupo: o interessado deve entrar no site www.pedalgoiano. com.br e fazer a inscrição. Há uma taxa de R$ 150 para fazer parte do grupo, no ato da adesão o novo membro ganha uma camiseta.

Redes Sociais: Facebook (Pedal Goiano)

 

Pedal EcoSolidário

Líder: Fernando Porto

Como começou: o líder, com a ideia de preservar a natureza, ser solidário e pedalar com amigos, em mente, se juntou com os amigos mais próximos e fundou o pedal.

Número de participantes: em torno de 100 pessoas

Nível do pedal: todos os níveis, de iniciante ao avançado.

Modalidade do pedal: mountain bike

Filosofia do grupo: fazer amigos, preservar a natureza, praticar atividade física para fortalecer a saúde e, sempre que possível, reunir forças para ajudar ao próximo.

Agenda semanal: aos domingos, às 07h, com saída de locais variados.

Como fazer parte do grupo: acessar o Facebook e deixar o número de contato para entrar em grupos de WhatsApp.

Redes sociais: Facebook (Pedal Eco Solidário)

 

Pedal e Lama

 Líder: Márcio Roberto Pereira Miranda

Número de participantes: filial Goiânia: 250 pessoas / filial Cuiabá: 80.

Nível do pedal: todos os níveis, de iniciante a avançado.

Modalidade do pedal: mountain bike Filosofia do grupo: reunir os amigos para curtir a natureza e divulgar o ciclismo em Goiânia e Região.

Agenda semanal: somente aos finas de semana. Eventos marcados pelo Whatsapp e Facebook (horário de saída variável, dependendo da quilometragem do dia).

Como fazer parte do grupo: entrar em contato pelo facebook

Redes sociais: Canal no Youtube (Pedal e lama). Instagran (@pedalelama). Facebook (Pedalelama)

 

Os Corujas

Líder: Antônio Rodrigues / Juarez Vieira

Como começou: foi iniciado há cinco anos, quando o líder costumava passear em outro grupo, fazendo trilhas. Começou então a aparecer pessoas querendo participar, então decidiram formar o grupo. Como os passeios eram sempre à noite decidiram colocar o nome de Os Corujas.

Número de participantes: grupo fechado de 30 membros

Nível do pedal: todos os níveis, do básico ao avançado

Modalidade do pedal: mountain bike e speed

Filosofia do grupo: divulgar as vantagens do ciclismo

Agenda semanal: todas as quintas-feiras à noite para trilhas e segundo domingo de cada mês, às 7h30m, com saída no Posto Barcelona (Senador Canedo). Rotas variadas.

Como fazer parte do grupo: participar de oito pedaladas junto com o grupo para ser avaliado e ser aprovado ou não pelo grupo.

Redes sociais: Facebook (Clube de Ciclismo Os Corujas)

 

Bicicletando

Líderes: Fabrício Pablo Claudino e diretoria de 9 membros

Como começou: em 2014, seis colegas de trabalho começaram a fazer passeios ciclísticos pela cidade e passaram a convidar mais pessoas para participar. Começaram a fazer também eventos beneficentes e logo o grupo aumentou.

Número de participantes: não sabem quantificar quantos partipam do pedal, mas são acompanhados por 2.500 no Facebook e 300 no Whatsapp Nível: pedal iniciante e intermediário

Modalidade: moutain bike

Filosofia: fortalecer os vínculos de amizade e valorizar a prática de esportes

Agenda: todas as primeiras e terceiras sextas-feiras do mês tem pedal iniciante, entre as 19h30m e 20h, no Sesc Cidadania, no Jardim América. Todas as segundas-feiras tem pedal intemediário até às 20h no Centro Comercial do Alphaville

Como fazer parte do grupo: qualquer pessoa pode participar, basta comparecer nos dias e horários marcados.

 

Mantegas no Pedal

Líderes: Paula Naciff / Danilo Pires / Nataniel de Paiva / Peterson Bispo

Como começou: depois de pedalar com alguns grupos, os líderes decidiram formar um novo grupo Número de participantes: 138

Nível: iniciante e avançado

Modalidade: mountain bike Filosofia: perder peso e fazer amizades

Agenda: todas as terças-feiras tem pedal do nível avançado, saindo às 19h50m do Jardim América (Street Bike). Todas as quintas-feiras tem pedal do nível iniciante, saindo das 19h50m, do Parque Areião. Alguns domingos tem trilha com cachoeira Como fazer parte do grupo: o pedal é aberto a qualquer interessado, é só comparecer no horário e local de saída dos pedais

Redes sociais: Facebook (Mantegas no Pedal). Instagram (@mantegasnopedal)

 

Zezin Bike

 Líder: José Augusto

 Como começou: Depois de competir por mais de 15 anos em torneios de ciclismo, Zezin montou uma oficina de bicicletas. Sempre em contato com outros ciclistas, ele passou a organizar passeios de pedal. Quando não tem passeio agendado participa do pedal de outros grupos.

Número de participantes: de 25 a 50 integrantes por passeio

Nível do pedal: todos os níveis

Modalidade: mountain bike

Filosofia do grupo: pedalar e reunir amigos

Agenda: aos sábados trilha com nível avançado e aos domingos nível iniciante. Sem agenda fixa.

Como fazer parte do grupo: O grupo é aberto, interessados podem acompanhar a programação dos passeios através do Facebook e comparecer no local e horário agendados.

Redes sociais: Facebook (Zezin Bike)

 

Treelheiros

Líder: Eduardo Seixo de Britto

Como começou: há 4 anos, com a reunião de alguns membros no intuito de praticar o ciclismo de aventura e ao mesmo tempo, melhorar a saúde e a qualidade de vida. Número de participantes: 6

Nível do pedal: hard

Modalidade do pedal: mountain bike

Agenda: pedal uma vez por semana, sem horário e local pré- definidos, e pedais especiais de cicloaventura para outros municípios, como Goiás, Caldas Novas, entre outros, e países, como Chile e Uruguai.

Como fazer parte do grupo: o grupo é fechado, mas admite ciclistas de nível expert. Basta entrar em contato pelo Facebook do grupo.

Redes sociais: Facebook (Treelheiros)

 

GirAtivo

Líder: Josiel Vieira

Como começou: quando o líder convidou alguns amigos para passeio ciclístico de ecoturismo na Fazenda Santa Branca e Santo Antônio de Goiás. Os participantes foram aumentando até formar o grupo que hoje percorre ciclovias rurais.

Nível do pedal: todos os níveis

Modalidade do pedal: mountain bike

Filosofia do grupo: união entre amigos e auxílio ao próximo.

Agenda: toda quinta-feira, às 19h, com saída no Setor Itatiaia II para passeio de iniciantes. As terças-feiras passeio para nível médio e alguns finais de semana passeios para nível avançado.

Como fazer parte do grupo: é só comparecer no lugar e horas agendados para o passeio. Não precisa de pré-cadastro e nem indicação.

Redes sociais: Facebook (Grupo Ciclístico Girativo)

 

Pedal 100 Destino e Diretoria

Líderes: Anne Pantoja / Jadson Galdino / Giuseppe Kono

Como começou: como nunca tinham andado de bicicleta antes, o grupo foi iniciado somente com a família, cerca de seis pessoas, e logo mais amigos aderiram ao grupo Número de participantes: mais de 100

Nível: todos os níveis

Modalidade: mountain bike

Filosofia: nunca deixamos ninguém para trás

Agenda: todos sábados e domingos às 7h, geralmente com saída de Hidrolândia, com percursos variáveis

Como fazer parte do grupo: geralmente é por indicação de amigos, qualquer um pode fazer parte, é só entrar em contato pelo Whatsapp.

 

Pedal do Pequi e as Pequizeiras

Líder: Warllen Antunes

Como começou: surgiu da vontade do líder de fazer trilhas junto com os amigos. Número de participantes: de 150 a 200 integrantes

Nível do pedal: médio

Modalidade: mountain bike

Filosofia do grupo: ciclismo como forma de descontração

Agenda: todos os sábados, sem local pré-definido, das 15h às 20h. No último domingo de cada mês as mulheres do grupo se reúnem para o pedal das Pequizeiras com saída da Praça Nova Suíça. Às 8h, a organizadora do pedal, Lidiane, reúne em média 100 pessoas para um passeio urbano de nível iniciante/intermediário

Como fazer parte do grupo: qualquer pessoa é aceita desde que tenha preparo físico. É só entrar no Facebook e fazer a inscrição. É gratuito e não tem a obrigatoriedade de participar de todos os encontros.

Redes sociais: Facebook (Pedal do Pequi e As Pequizeiras)

 

Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto nacional iniciado em 2010 e que há um ano possui uma articulação regional em Goiânia dirigido pela arquiteta e outros ciclistas. O objetivo do grupo de mais de 20 voluntários é promover o uso de bicicleta como lazer e meio de transporte dentro da cidade. É oferecido gratuitamente suporte e oficinas a ciclistas iniciantes de como pedalar, como se portar no trânsito, como ter segurança, entre outros. Todo primeiro domingo do mês acontece a oficina de como pedalar, no anel interno da Praça Cívica, das 9h às 12h. Quem precisar de atendimento do Bike Anjo também pode solicitar pelo site (bikeanjo.org) ou Facebook da instituição.

 

Faça o download da Cartilha do Ciclista, publicação do Ministério das cidades [Clique aqui]

Acesse o Guia de Como Receber Bem o Usuário de Bicicleta em Goiânia, publicação da Bike Anjo e ANTP Regional  [Clique aqui]